vamos aprender a fazer?... (5)
26.6.13
Há algum tempo atrás tinha falado aqui nesta ideia da Jen e de como gostaria de a experimentar. Dias depois, quando falei com a Luísa ela achou que era uma óptima sugestão para fazermos para o blog. A Luísa tem esta característica de ver desafios onde a maioria vê obstáculos e de encontrar soluções onde a maioria encontra limitações. Por tudo isso e muito mais, as nossas tardes são sempre uma combinação dediversão/produtividade/terapia/ainda temos 5 minutos, o que vamos fazer?!
Quando a Luísa me disse que isto seria facílimo e exemplificou a pintura com a mão molhada sobre a ardósia da minha cozinha eu sorri-lhe que sim senhora mas confesso que tive dúvidas. Voltei a ter dúvidas quando ela me passou o prato de tinta e o pincel para as mãos e eu balbuciei qualquer coisa como se calhar é melhor começares tu...? Mas agora estou em posição de assegurar-vos que podem pegar nas tintas e pincéis, escolher uma toalha da gaveta e deitar mãos à obra. Nós, os comuns mortais também conseguimos fazer!!
Vão precisar: Toalha, tintas para tecido, pincéis um largo e um mais estreito, água e pratos para desfazer a tinta. Dependendo do tamanho da toalha, podem precisar de 2 frascos de cada tom base (no nosso caso o rosa mais claro usado para a base das flores e o verde mais claro usado para as folhas. Para o rosa mais escuro usámos 1/2 frasco e um pouco mais, mas menos de 1, para o verde mais escuro).
Estendam a toalha no chão (é o melhor para terem uma visão geral e saberem posicionar as flores) e preparem as tintas. A ideia é que as cores dos elementos base (o rosa mais claro das flores e o verde mais claro das folhas) sejam mais claras e isso faz-se não apenas com os tons mas também adicionando mais água à tinta que assim fica mais suave. Para a flor o desenho deve partir do centro em círculo e à medida que o vão delineando vêem que a mancha vai ficando mais esbatida mas a ideia é mesmo essa. Não tentem preencher com mais tinta porque perde o efeito pretendido. O efeito é dado em grande parte pelo pincel escolhido: que tem a fiada de cerdas fininha mas é largo em comprimento.
Depois da base das flores deixem secar um pouco (no nosso caso não foi preciso porque estava um sol escaldante e as flores secavam quase de imediato) e preparem o tom mais escuro que vão diluir em menos ou praticamente nenhuma água. Para estes tons de realce estamos a falar quase de um contorno e por isso para este rosa e para o verde mais escuro usámos um pincel mais fino porque pretendíamos uma definição maior.
Uma vez feitas as flores passámos para os tons base das folhas. Inicialmente tínhamos tudo pensado para um mesmo tom base mas ficámos sem tinta e então a meio tentámos espaçar mais aquele tom e adicionar um 2º e depois 3º (a segunda também acabou) tons base. Conto isto sobretudo para explicar que muitas vezes, durante um trabalho (uma receita ou até no nosso dia a dia) há imprevistos e temos que tentar lidar com eles da melhor maneira sem pensar que está tudo estragado. Nós fomos misturando cores até termos todas as folhas que queríamos e eu acho que o trabalho ficou ainda melhor assim porque ganhou mais movimento.
Nas folhas segue-se o mesmo alinhamento das flores: primeiro a base, depois os contornos. E de vez em quando convém parar e olhar de longe para ter uma perspectiva geral e ver se está tudo equilibrado. Vão precisar: Toalha, tintas para tecido, pincéis um largo e um mais estreito, água e pratos para desfazer a tinta. Dependendo do tamanho da toalha, podem precisar de 2 frascos de cada tom base (no nosso caso o rosa mais claro usado para a base das flores e o verde mais claro usado para as folhas. Para o rosa mais escuro usámos 1/2 frasco e um pouco mais, mas menos de 1, para o verde mais escuro).
Este foi o primeiro trabalho que fiz com a Luísa em que preferi não ter o M por perto. Primeiro porque estava imenso sol e calor e depois porque estava mesmo a imaginá-lo a correr por cima da toalha como se fosse um jogo novo. Mas isto é porque ele é muito pequeno, mas com crianças um pouco maiores acho que um projecto deste género pode perfeitamente ser uma tarde passada em família a desenhar a toalha de mesa deles! Eles adoram colaborar e ver o resultado depois a ser usado.
Depois de terminada a pintura sigam as instruções da tinta que normalmente indica que se deixe secar bem passando depois a ferro (do avesso) e só então lavando (72h depois).
Eu não podia ter ficado mais feliz com o resultado além de que de uma toalha velhinha e nada usada passei para uma toalha que respira verão. Agora só falta cozinhar e pôr a mesa! E convidar os amigos, vá.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment
Obrigada pelo seu comentário!