Eu adorava dizer que na nossa casa reina a organização. A sério, é um sonho que tenho, um dia poder dizer algo do género. Mas a verdade é que por aqui por casa, caixas, copos, taças e tudo o que se preste a albergar alguma coisa - agulha, novelo, tesoura, lápis, etc, etc - tem lugar nas nossas estantes e armários. Na maior parte das vezes, não é um cenário bonito de se ver mas eu ando a esforçar-me. Não por ser mais organizada, porque sei que isso é um objectivo a longo prazo, mas para, pelo menos, tornar a minha desorganização mais bonita.
Na última "aula" com a Luísa Spínola e com o seu Atelier Gatafunhos pusemos em prática a técnica de Decoupage que eu via um pouco por todos os sites e revistas mas que sempre me parecia um pouco desafiante demais. Mas na verdade é extremamente fácil apesar de ser um trabalho para ser feito com tempo e calma (de preferência sem um menino de 2 anos a querer ajudar....) para que o resultado fique o mais perfeito possível.
Nós usámos como base uma caixa de madeira que apesar de ter todos os cortes e dobras acaba por ter superfícies relativamente grandes em que o maior cuidado a ter em atenção deve ser o de se ir esticando bem o papel.
Mas vamos aos passos:
1. Medir o papel de acordo com a área que se quer cobrir e cortar;
2. Espalhar bem a cola na área a aplicar o papel e depois aplicar o papel numa ponta e ir esticando e passando bem a mão por cima para tirar o ar(quase como se estivéssemos a forrar com um papel autocolante....);
3. Ter atenção aos pormenores como as dobradiças, molas, esquinas e usar uma tesoura pequena ou um x-acto para os pequenos cortes.
4. Aplicar a cola por cima em camadas finas com o pincel.
4. Deixar secar
Entretanto também fiz uma experiência em pequenos copos de vidro (dos iogurtes) e nessas superfícies mais pequenas o truque é cortar o papel em bocadinhos pequenos e ir colando. Até se podem misturar padrões. Quanto mais pequenos forem os bocadinhos de papel maior o efeito de colagem e menos bolhas de ar ficam nas superfícies arredondadas que são as mais difíceis de cobrir de forma perfeita.
Como sempre preciosas as tuas dicas, muitas vezes vemos estes trabalhos feitos em blogs, mas não chamam atenção para os pormenores e para uns pequenos truques que é preciso ter, e tu como sempre atenta a tudo! Obrigado por tudo!!
ReplyDeleteLuísa "gatafunha", as minhas dicas aprendo contigo ;)! Obrigada eu. beijinhos
DeleteAo ver a tua caixa achei a solução perfeita para os ganchos e acessórios da Sofia,se calhar tenho mesmo de por mãos a obra, porque não encontro nada ... obrigada! Sempre giríssimas as coisas que tu fazes. Bjinhos
ReplyDeleteSandra, adorei fazer e dá um toque muito especial. Dá para fazer em tantas coisas e a S. até consegue ajudar. Vai adorar. beijinhos!
Delete