Já andávamos com esta receita do NY Cheesecake para trás e para a frente há meses. Da primeira vez que a provei fique fã e quando comecei esta série, depois do bolo de nutella disse à Sara que tinha que nos mostrar como fazia este cheesecake. Mas as fotografias não sairam bem à primeira e como tive a felicidade de voltar a encontrar-me com o NY cheesecake, claro que não perdi a oportunidade de o fotografar para completar o guest post. Mas a fome era muita e estávamos a 1 de Janeiro por isso perdoem-me a não tão boa qualidade das duas fotografias finais.
Nesta versão a cobertura foi de Pitanga. Divinal é o único termo que me ocorre.
Obrigada Sara!
Esta receita foi-me dada por uma amiga a primeira vez que fui a NY, mas nunca o fiz até ter chegado a idade adulta.
A receita é óptima e permite mil variações, as preferidas cá de casa indico no final.
Este Cheesecake deve ser feito de véspera pois é melhor se for refrigerado de um dia para outro, ou pelo menos, de manhã para a noite.
Base
200 g de bolachas digestivas
140g de manteiga sem sal derretida
1-Colocar as bolachas no robot de cozinha e misturar até obter migalhas finas.
2-Juntar lentamente a manteiga com a misturadora em funcionamento. ( se tal não for possível deitar muito pouca manteiga de cada vez e misturar bem no robot para as bolachas ficarem uniformemente ensopadas na manteiga).
3- Untar e forrar com papel uma forma de fundo amovível de 23 cm.
4- Deitar a mistura na forma e espalmar na base com uma colher.
5- Colocar no frigorifico enquanto prepara o recheio.
Recheio
900g queijo philadelphia a temperatura ambiente ( atenção não usar o light porque não resulta)
180g de açúcar fino
1 vagem de baunilha
4 ovos
1- Pré-aquecer o forno a 150 graus.
2- Juntar o queijo creme, o açúcar e a baunilha numa taça e bater numa velocidade baixa até formar uma mistura cremosa. Retirar a massa que fica colada na taça e misturar bem.
3- Juntar os ovos inteiros um a um e bater cuidadosamente, envolvendo bem os ovos na massa até esta ficar cremosa e macia. Retirar a massa que fica colada a taça e misturar bem.
4 - Para a massa ficar mais leve bate-la 20 segundos na velocidade máxima, com cuidado para o queijo creme não se separar. Retirar a massa que fica colada na taça e misturar bem.
5- Colocar a mistura em cima da base de Cheesecake e levar a forma ao forno dentro de outra maior com àgua até 2/3 da forma. (Se colocar no forno sem àgua o cheesecake pode rachar no centro...)
6- Deixar cozer 30 a 40 minutos no forno a 150 graus, devendo o Cheesecake ficar dourado mas trémulo no centro.
7- Arrefecer na forma e levar ao frigorifico uma noite.
8- Desenforme e sirva!
As variações:
Experimente juntar à massa framboesas ou mirtilos...fica muito bom!
Experimente juntar 2 colheres de sopa de cacau em pó a base e 200 g de chocolate derretido e arrefecido à massa do Cheesecake ( depois do ponto 4 da receita) envolvendo cuidadosamente na massa. Fica um Cheesecake de chocolate!
Para uma versão mais leve use apenas 600 g de philadelphia e 300 g de mascarpone e junte a raspa da casca de um limão. A massa fica muito cremosa e saborosa!
Experimente fazer a base com bolachas Oreo ( costumo fazer com 28 bolachas em migalhas finas com 50 g de manteiga) e juntar Oreo ( umas 12 bolachas) grosseiramente partidas à massa antes de ir ao forno! As criancas adoram!
Cheesecake com cobertura de cranberries: 400 g de arandos frescos, sumo de 1 limão e 150 g de açúcar em pó.
Leve ao lume 300 g de arandos, o sumo de limão, açúcar e 50 ml de agua em lume baixo, até os arandos estarem moles e o molho mais grosso ( mais ou menos 10 minutos). Junte os restantes 100 g de arandos e deixe arrefecer. Quando estiver morno cubra o cheesecake desenformado. Leve a refrigerar ao frigorifico uma noite antes de servir.
A julgar pelas fotos deve ser mesmo uma tentação!!!
ReplyDeleteMaravilhosa Luísa :)
Deleteconvida-me!
ReplyDeleted.
Convidar-te é o que mais faço Daniela :D!
Delete:))) tens razão! e eu nao me esqueço :)
Delete