
Esta semana, aqui por casa, temos andado mais pelo lado B da maternidade. Sabem quando tudo pende para esse lado por mais que tentemos mudar a K7 para o lado A? Sem dramas, naturalmente, a maternidade e a vida já agora, não seria real sem o lado B. Mas há dias em que parece que tudo acontece e o melhor mesmo é rir das situações.
Num destes dias vomitaram-me em cima 2 vezes. Primeiro o Manuel, com um ataque de tosse, em cima das calças. Troquei de roupa. Depois o Joaquim, com um ataque de tosse, numa pontaria de fazer inveja a qualquer atirador olímpico, para dentro da minha camisola.
No dia seguinte, ao almoço, o Joaquim espirrou durante a sopa. De beterraba. Claro que quando acabou já nem me lembrava disso e não me lembrei durante a tarde (não, não me olhei ao espelho) e fui à escola buscar o Manuel. Com salpicos já secos de beterraba na camisola. No cabelo. Na cara.
Tenho a sensação que aproveito os tempos mortos para, com as unhas, descolar salpicos secos de comida da minha roupa (por favor digam-me que isto também vos acontece!) e sempre que o faço tento convencer-me que quando alguém me vê com a roupa suja ou o cabelo colado com comida, compreende perfeitamente toda a situação e até se sente solidário. Mas no fundo sei que não, que 95% das pessoas não conseguem ver tão além.
Há uns tempos atrás, num almoço na casa de uns amigos dos meus pais, estava a ajudar o Manuel a comer na sala (sozinhos) e caiu uma massa no chão. Não tinha nenhum guardanapo à mão e instintivamente peguei na massa e meti na boca no preciso momento em que passava a dona da casa que exclamou:
Patriiiiicia! E eu, claro me encolhi de vergonha porque só nesse momento me apercebi do acto irreflectido mas repetido porque na verdade desde que fui mãe que muitas vezes me sinto como um aspirador,
Mãe não qué más....a mãe comi...
E não sei como é em vossa casa mas por aqui os despertares são tramados. Sim porque depois de noites a fazer travessias entre quartos e cozinha não consigo despertar de risco nos olhos e batom, impecavelmente arranjada (mas gostava, confesso...). Na verdade acordo despenteada e a maioria das nódoas negras que tenho nas pernas devem-se ao facto de demorar aproximadamente 7 minutos a conseguir abrir os dois olhos e a tentar fazer tudo com apenas um semi-aberto.
E vocês passam o tempo do lado A?
*e claro que a fotografia é tipo a minha 17ª tentativa de ter uma fotografia de nós todos juntos....