Há algum tempo atrás recebi um convite da Mercearia Dona Mécia (no Funchal) para experimentar alguns dos produtos. Já era uma fã confessa, dos produtos e do espírito do espaço e por isso pareceu-me natural aceitar o desafio.
A Cláudia - a merceeira mais simpática que por aí hão-de encontrar - ajudou-me a fazer a selecção e quando olhei para o meu saco achei que estava ali a combinação perfeita para aproveitar num fim de tarde com amigos. Porque com estes fins de tarde de Verão o que apetece é desfrutar o tempo no jardim, falei com o André e decidimos fazer um jantar leve de petiscos que desse para irmos saboreando ao ritmo da conversa. E assim foi.
Fiz esta salada maravilhosa - que já repeti entretanto porque é perfeita para estes dias quentes - , estes scones de limão e tomilho e voltei a fazer este pão. A partir daí foi usar e abusar das conservas fantásticas - que para além de boas têm uma apresentação de fazer brilhar qualquer mesa - do azeite e do vinagre de malageta que usei para regar as beterrabas acabadas de tirar da horta e que ficaram óptimas. O salmão fumado também é sempre uma presença obrigatória nas nossas mesas de Verão e desta vez combinámo-lo com ricotta e pimenta rosa sobre umas crackers de tomate seco que fizeram as delícias de todos. Inclusive do Manuel.
Se tivesse que escolher algumas das coisas do meu saco para voltar a trazer para casa acho que não prescindia do vinagre, das crackers e das conservas de cavala mas quer dizer, se pudesse escolher, trazia todas outra vez. E outras ainda porque a perfeição dos jantares de Verão não anda - para mim - muito longe disto.
Se andam por cá não se esqueçam de passar pela Mercearia e de os seguir no Facebook. Vale mesmo a pena.
mesa muito bonita mesmo, me deu fome!
ReplyDeleteE que sortudos esses amigos que foram escolhidos para partilhar convosco esse fim de tarde maravilhoso :))
ReplyDelete