Amor na ponta dos dedos...
20.10.15
A vestir o Joaquim, uma das maiores dificuldades que tenho é em encontrar calças que assentem bem naquele corpinho magrinho (come tanto ou mais que o irmão, deixem-me que vos tranquilize. mas tenho para mim que gasta tão rapidamente a energia que a comida lhe dá que nem permite criar uma camadinha de gordura...).
Gosto de lhes fazer algumas peças simples (até porque a minha técnica...) e quando vi algumas sugestões de projectos no blog da Inês fiquei logo rendida (ando para fazer este coelho desde o Inverno passado...) e decidi que ia mesmo deitar mãos à obra. Encomendei os tecidos daqui, uns algodões orgânicos maravilhosos ao toque e óptimos de trabalhar e segui os moldes daqui.
Para quem, como eu, não tem uma grande experiência (nem habilidade) na costura e tem o tempo contado (aka enquanto eles dormem...) acho que um dos segredos para o sucesso é ter um bom molde e estes moldes são fantásticos. Têm todas as instruções e passos para além de modelos giros e simples que é exactamente o que eu procuro quando penso em roupa para eles: simplicidade e conforto (com padrões e combinações giras).
No Sábado, enquanto todos faziam uma sesta (pai incluído) fiz estes três pares (umas para o Manuel e duas para o Joaquim) e no Domingo, claro, continuei porque a sensação de fazer coisas bonitas e eles gostarem de usar o que nós fazemos é uma espécie de magia. Agora compreendo porque é que a minha mãe com uma profissão que lhe ocupava o tempo quase todo ainda arranjava forças para me tricotar aquelas peças únicas e maravilhosas.
Agora estou a ganhar coragem para me aventurar nas partes de cima....vou ter que respirar fundo algumas vezes, rezar por uma boa e longa sesta e deixar os dados rolar.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
Estão muito giras Patrícia! O segredo é arranjar moldes simples e igualmente bons, são uma grande ajuda na questão do tempo ;-) A Inês sugere um muito giro (que já comprei por causa dela mas ainda não consegui usar! :-)) que é a Rowan Tee http://www.titchythreads.com/patterns/rowan-tee. beijinhos!
ReplyDeleteConcordo Patrícia! Um bom molde faz toda a diferença, mesmo. Já tenho essa rowan tee no meu radar :))
Deleteadoro. adoro mesmo. e eles vão gostar tanto de, um dia mais tarde, perceberem que tu pões tanto amor em tudo que fazes para eles... <3
ReplyDeleteAcho que ficaram com a 'tua cara' :)
DeleteEspero que sim Miriam. Tenho essas recordações da minha mãe e ficaria incrivelmente feliz se guardassem recordações minhas assim também...
e vão ter. adoro mesmo <3
DeleteFicaram muito giras! Com esses tecidos não há muito por onde errar! A Rowan Tee é outro molde indispensável sem dúvida. Já fiz várias e também recomendo.
ReplyDeleteDiana ainda tenho outros padrões de tecidos (não resisti são todos um sonho...) e acho que a rowan tee está a seguir na minha lista. :))
DeleteFizeste com corta e cose ou com a máquina normal? Nunca costurei malhas de algodão por ter receio de com a minha falta de jeito e sem corta e cose, os acabamentos ficarem uma porcaria e aquilo depois rebentar tudo.
ReplyDeleteEstão tão giras!! A Isabel ainda é demasiado pequena para valer a pena o investimento de lhe costurar coisas (demoro demasiado tempo a fazer, para o tempo que depois ela as vai vestir), mas quero começar a apostar em roupinhas para o Verão, quando já for maiorzinha.
Susana tudo na maquina normal (nao podes é it inspeccionar o avesso!) . Tenho uma básica. Olha que este molde vem desde recem nascido e estes algodões são orgânicos e maravilhosos....
DeleteNão tem mesmo que errar com as indicações que o molde traz....
De qualquer forma tenho o meu pai em LX e acho que lhe vou pedir que dê um saltinho ao lidl na quinta-feira. Pronto, nao resisto.
Patrícia se soubesses como eu fico feliz por saber que o que faço te inspirou!! <3 As calças ficaram óptimas, também estou tentada a comprar mais moldes deles, e os tecidos da Nosh, ai... Tenho sempre de me conter para não passar lá a vida hehe ia mesmo sugerir a rowan mas já vi que as minhas queridas amigas se adiantaram ;) se quiseres ainda mais fácil do que a Rowan tens a Safari (também da Titchy Threads) que por ser raglan ainda é mais fácil de coser por que não tem a curva dos ombros. :D mas pelo que já vi não vais ter problemas. Os moldes dela são super detalhados. Se algum dia precisares de ajuda mais pormenorizada ou sugestão de algum molde avisa. ;) adoro conversar sobre costura (não se nota nada com este comentário infindável pois não?) ah e a corta e cose do lidl foi a melhor coisa que me aconteceu na vida bahahah agora a sério, é mais do que boa para o uso que lhe damos, parece um bicho papão no primeiro dia mas depois torna-se a melhor amiga. :) xoxo
ReplyDeleteE quase me esquecia do mais importante, muito obrigada pela referencia ao La Folie. <3 <3 <3
DeleteObrigada Inês! Também passo a vida a namorar tecidos (e lãs e receitas,... :D :D) .
DeleteConsegui a minha corte e cose! Abençoada promoção e abençoado pai que foi às 8h30 da manhã buscá-la.
epa... eu so posso dizer que estao lindos! nada mais... :)
ReplyDeleteeu nao teria feito melhor, hahahaha.... eu não teria conseguido de todo!
bjs
:D :D bjs
Delete