Olh`ó pão fresquinho...

27.8.17


Já vos tinha contado que tinha feito um Workshop de pão com o Diogo da Gleba e foi maravilhoso para mim porque há já muito tempo que andava a tentar aprender a fazer a fermentação natural mas sempre sem os melhores resultados. Porque na verdade não é nada fácil conseguir criar um isco/crescente bem sucedido e poderoso como se pretende.  Claro que nada disto é fácil e o isco é algo que se pretende que viva para sempre connosco. O que isto implica é que temos que o alimentar (isto parece estranho mas descansem que ele só come farinha e água :) ) sempre se queremos que ele continue vigoroso e especialmente quando queremos fazer pão. Ainda assim este processo - de fazer pão - implica sempre um mínimo de 2/3 dias. Mas depois de se entrar no ritmo torna-se bastante mais fácil do que soa com esta minha conversa.  Acreditem em mim. 

Como tenho feito o pão com alguma assiduidade tenho conseguido experimentar várias combinações e aquela de que mais gosto é a que junta a farinha de trigo (40%) com a de espelta (60%). Fica leve e muito saborosa. As integrais ou com centeio ficam sempre um bocadinho mais densas mas também maravilhosas. Depois, claro, há um sem número de adições: sementes, frutos secos. A que mais tenho repetido é a de figos porque é um fruto que adoro por si só. Ponho de molho cerca de 10 minutos e depois de amassar a massa adiciono-os antes de deixar a levedar.

O que vos posso garantir é que comer este pão que não leva nenhum tipo de químicos é muito diferente. O sabor é incrivelmente bom e a digestão não tem comparação possível. 

Na ponta da ilha...

18.8.17

Temos tentado aproveitar estes fins de semana de Verão ao máximo antes de todos os desafios que se adivinham neste Outono. Com os rapazes um bocadinho mais crescidos e com a Isabel como boa companheira de aventuras que é, temos aproveitado para desfrutar deste mar da Madeira ao sabor de inúmeros mergulhos.  
Num destes dias depois de uma tarde de mergulhos resolvemos levá-los a explorar um bocadinho da Ponta de São Lourenço. Ando cheia de vontade de fazer uma pequena Levada (para quem não sabe, passeios lindos na ilha da Madeira) com eles mas como ainda não ganhámos coragem para isso contentámo-nos em explorar um bocadinho deste percurso maravilhoso.

Depois de andarmos um bocadinho os miúdos entretiveram-se a fazer construções com as pedras (ficou prometido voltar para vermos se ainda lá está a construção deles) e nós tirámos uns momentos para desfrutar desta vista maravilhosa e apreciar estes tons que o mar ganha. 
Já perdi a conta à quantidade de vezes que o Manuel nos tem pedido para acampar e em que nos fazemos sempre desentendidos e por isso acho que um passeio por uma levada seguido de um piquenique é capaz de ser um bom compromisso para início de conversa. A ver se ganhamos embalo para isso. 

Nós os cinco, à descoberta...

Oh Verão...

1.8.17

 Não há como negar. A melhor altura do ano para os miúdos é o Verão. E que sorte tivemos este ano com as nossas férias. Ainda que tenham tido que ser condensadas numa semana, a verdade é que nos soube a uma espécie de paraíso depois de um ano intenso. 
Coincidimos no Porto Santo com primos e amigos e os miúdos (7 miúdos e 3 bebés!!) andaram numa liberdade que só me lembrava o "Verão Azul". Todos em apartamentos seguidos, os miúdos andavam numa euforia de casa em casa, a jogar à bola no jardim, a ir a mergulhos e a voltar a casa. Uma das (muitas) coisas boas de estarmos todos juntos é ter sempre um adulto para "deitar o olho" o que deu a toda esta semana um toque especial de férias. 

Nesta semana a Isabel aprimorou a arte de se sentar, o Joaquim perdeu o medo do mar e apurou as suas qualidades de mergulhador em poses na piscina e o Manuel que já nada sozinho, tornou-se num fura ondas por excelência. Não sei bem como é possível crescerem tanto numa só semana mas a verdade é que foi isso que aconteceu. 

A semana acabou e entretanto já voltámos a toda a nossa normalidade. O pai já foi para a sua semana de trabalho e nós voltámos à correria dos dias para preparar todos os desafios que se adivinham. Mas esta semana vai ficar na memória acho que para sempre.

AddThis