Ultimamente, por aqui...

28.11.17
... a adaptação tem sido grande. Apesar de não ser uma cidade nova para nenhum de nós, a rotina familiar é muito diferente. O mais importante é que ao fim do dia estamos todos juntos e não há nada melhor que isso mas a verdade é que a adaptação a tantas mudanças não é fácil e estaria a mentir se dissesse o contrário.Sinto que tenho tanto para dizer sobre esta mudança. Sobre os desafios, sobre as descobertas sobre tudo o que têm sido estes últimos três meses...mas a verdade é que ainda é tudo muito recente e há coisas que não sei como pôr por palavras. Por isso, por agora, um apanhado de fotografias dos nossos telefones do que tem sido a nossa rotina: alguns momentos a 2 (yeah), alguns momentos de filhos únicos, muito tempo a 5 (m-a-r-a-v-i-l-h-a)! (deixo o muito trânsito, atrasos, multas de estacionamento e até o carro bloqueado, para outro post :)) ) 



Vamos Tiramisar?

27.11.17

No final de Setembro fui a Roma com duas amigas. Um fim de semana que nos soube a férias grandes como podem imaginar.  Íamos com o nosso roteiro muito bem definido e incluía somente Vaticano e refeições sem pressa. Ainda não consegui fazer um post sobre isso mas acho que em breve o consigo ter aqui. 

Mas, atendendo à ordem de prioridades começo por partilhar convosco a receita do melhor tiramisú que já fiz. Não posso dizer "que já comi" porque nessa viagem experimentei um de pistachio que nunca mais vou esquecer. Mas este não fica atrás e tem feito sucesso cá por casa e para onde o levamos. Como neste dia em que o fotografei em que fiz para um jantar fora de casa e tive que distribui-lo nestes copos enormes o que fez com que parecesse uma gota no meio do copo apesar de ter feito 3 doses. Mas não se prendam com essas minudências :D

Receita para 4 pessoas

Ingredientes:
220g de mascarpone
110 g de crème fraiche
80 g de açúcar (foi o que eu usei apesar da receita original dizer 120g)
1 colher de sopa de água
3 gemas
16 palitos de la reine
4 cafés expresso
100g de cacau cru

Modo de fazer:
1. Fazer os cafés e deixar a arrefecer;
2. Bater o Crème Fraiche na batedeira (ou à mão vigorosamente) e cobrir com pelicula aderente e colocar no frigorífico;
3. Bater as gemas a uma velocidade baixa enquanto com o açúcar e a colher de água se faz o xarope de açúcar;
4. Quando o xarope estiver a 116º (eu fiz a olho, claro) verter cuidadosamente sobre as gemas continuando a mexer até a mistura arrefecer;
5. Juntar depois o mascarpone incorporando e depois o crème fraiche;
6. Molhar os palitos no café com cuidado para não ensoparem demasiado e depois fazer camadas. No final polvilhar com o cacau.



Se gostam de tiramisú não deixem de experimentar este!
Comprei este livro no restaurante onde almoçámos no último dia. Uma reserva que fizemos com 2 semanas de antecedência mas que valeu mesmo mesmo a pena. É um restaurante tradicional com uma mercearia onde hei-de voltar. 

O Inverno a chegar...

22.11.17


Já nos tinham dito que sentiríamos mais a mudança quando chegasse o tempo frio. Porque uma coisa é vir de férias e outra, bem diferente, é passar o dia a dia enfiados em casacos e gorros. Não que já não tivéssemos vivido assim mas quando o fizemos não tínhamos filhos e isso faz toda a diferença.

Ainda não consegui retomar os meus posts por aqui com a regularidade que gostava. E tenho pena. Este blog não tem nenhum fim comercial mas foi criado numa altura difícil e tornou-se numa espécie de companhia para mim. E por isso prometo voltar mais vezes. Fico também com pena porque os miúdos têm crescido tanto e não o tenho conseguido documentar aqui e quero fazê-lo. Quero falar sobre este desafio da escola primária, da adaptação, das conquistas que eles têm feito. Da Isabel e do quanto tem crescido. Fica prometido que em breve volto para falar um pouco disso e de outras coisas. 


Hoje, um novo gorro para a Isabel. Mais de metade da nossa roupa (e vida, já agora) continua em caixotes à espera da mudança e há coisas que já não sei bem onde param. Os gorros são uma delas e por isso resolvi que o mais fácil era fazer novos. Na verdade estava à espera de uma desculpa para dar uso aos dedos numa coisa não muito complicada. Já usei este modelo de gorro outras vezes aqui para o Manuel  e aqui para os rapazes. Gosto muito deste modelo porque é muito versátil e acolhedor para eles. Dá para dobrar ou usar mais solto, para pôr um pom-pom ou simples e gosto muito de todas as versões. 
Desta vez usei um fio da Retrosaria Rosa Pomar (se estiverem pelo Norte, ou mesmo online espreitem também a  Ovelha Negra ) e com agulhas de 5mm fiz 72 malhas. Depois foi só usar o canelado 1x1 até ao comprimento que achei bom para ela e aqui está. O gorro ficou lindo mas a verdade é que o mérito maior é da modelo. :)

AddThis