2017...

29.12.17
Aqui estamos nós, a fechar mais um ano. Sinto sempre alguma nostalgia com estes posts de final de ano. Especialmente quando os começo a reler (2016, 2015, 2014, 2013, 2012). Às vezes não me parece possível que o tempo tenha passado tão depressa. Quase soa a irreal. Mas depois relembro tudo o que vivi. E nestes 6 anos já passámos por tanto...
Vamos a 2017. 
Janeiro marcou a nossa mudança temporária para o Porto onde fiquei cerca de 2 meses. Tivemos a sorte de encontrar uma casa feita mesmo à nossa medida onde aguardámos tranquilamente pela etapa que se seguia.
Fevereiro foi um mês mágico. Depois de tudo o que já tínhamos passado com o Manuel tínhamos sempre receio do momento do parto porque sabemos que as coisas podem nem sempre correr bem. Mas a magia aconteceu e a nossa Isabel Eufémia chegou para encher ainda mais o nosso mundo. Os rapazes andaram - e andam - numa espécie de namoro.
Março foi mês de adaptação. E a mudança foi grande. Mas ao fim do dia, mesmo com olheiras até ao joelho, não há nada melhor que isto.
Em Abril descobri este vestido da minha mãe que foi só lavar e vestir. Grande parte de mim é memória. Do que já vivi e sobretudo da falta que sinto da minha mãe todos os dias. Usar as suas coisas faz-me senti-la um bocadinho mais perto de mim.
Em Maio aventurei-me a experimentar bordado com esta t-shirt e adorei o resultado final. Estava cheia de vontade de fazer mais coisas mas a correria dos dias não deixou....

Em Junho a nossa pequena empresa familiar deu mais um salto e a Isabel foi a minha assistente pessoal nas fotografias que fiz à nossa Irlanda´s Villa (o nome da minha avó). 

Em Julho tive o privilégio de fazer um workshop com o Diogo Amorim da Gleba que mudou a minha relação com o pão porque consegui finalmente passar a fazê-lo desde raiz sem nenhum tipo de aditivos.

Em Agosto andámos em contagem decrescente para a nossa mudança para Lisboa e aproveitámos todos os fins de semana para passear, fazer praia, conhecer mais sítios dentro desta nossa ilha.

Setembro marcou a nossa mudança para Lisboa e foi provavelmente o mês mais difícil do ano. A mudança, a adaptação dos miúdos às novas escolas, a adaptação do Manuel ao primeiro ciclo, a nossa adaptação a Lisboa,....
Mas também foi o mês de uma escapada com queridas amiga a Roma que foi uma espécie de oásis no deserto.

Outubro foi aproveitado ao máximo com o seu bom tempo. Quisemos fazer com que os miúdos não sentissem tanto a mudança de ambiente e para isso aproveitámos todos os fins de semana para fazer tudo e mais alguma coisa ainda que isso nos deixasse a nós - pais - perfeitamente exaustos. Mas eles adoraram e isso, claro, compensou.

Novembro para mim é isto. A certeza (nem sempre diária, confesso) que tudo valeu a pena porque estamos juntos diariamente.

Em Dezembro fizemos uma escapadinha ao Algarve e eu consegui recuperar algumas rotinas de que tanto sentia falta.

Depois de alguns anos tão difíceis que tivemos custa-me dizer que tenhamos tido um ano duro mas a verdade é que foi um ano de muitos desafios. É certo que nos trouxe a Isabel e que isso compensa tudo mas não posso esconder a poeira debaixo do tapete. Foi um ano em que me senti no limite das forças diversas vezes. Provavelmente muito pelo facto de andar a dormir noites seguidas de 4 em 4 meses aproximadamente ( as últimas foram em Roma, em Setembro), mas não só. Provavelmente porque estive a tentar controlar variáveis incontroláveis: a adaptação dos miúdos às escolas, aos amigos; o meu papel no meio desta mudança; as obras e o trânsito. O começar o dia a achar que consigo fazer 10 coisas e chegar à noite sem ter conseguido completar uma em condições.

Para 2018 quero ter mais paciência comigo. E também quero conseguir dormir melhor (é bom que leias isto Isabel). E quero sobretudo que desfrutemos, em família, desta nova fase das nossas vidas.

E para vocês que me espreitam por aqui, desejo-vos um ano maravilhoso! Até para o ano!

1 comment:

  1. um beijinho muito grande e um abraço enormeeeee. acho que tudo valeu a pena! tens uma família linda e que se nota muito feliz. <3

    ReplyDelete

Obrigada pelo seu comentário!

AddThis