Este foi o meu sétimo dia da mãe. Não sei bem como o tempo voou e como tanto mudou desde que comecei esta caminhada. Foram eles crescendo e mudando. fui-me eu adaptando enquanto mãe, nós todos enquanto família. E o mundo entretanto foi girando e continuando também ele a mudar.
Encontrei os posts do lado B da maternidade e o dos outros lados que entretanto descobri dois anos depois. A minha vida mudou um bocadinho. Compreendo agora quando me diziam que à medida que crescem os desafios são outros. E às vezes deixam-me sem saber bem que caminho seguir. Seria tão mais fácil se soubessemos qual o botão para ter o efeito que queremos. Fazes uma visita ao futuro para perceber se o que achamos que deve ser feito vai ter o tal resultado. Mas na verdade não faço ideia. É uma espécie de "fecha os olhos, dá o teu melhor e tem esperança que resulte".
Como é que se estimula uma criança para aprender? Como é que se explica o que é o bem e o mal? O certo e o errado? A honestidade e lealdade?
Acredito que é pelo exemplo. Que devemos ser o que queremos que eles vejam e venham a ser. Mas será que é isso que eles veem quando olham para nós? Às vezes tenho medo da resposta. Tenho medo que só vejam uma mãe exausta que tentar acudir a todos os fogos.
Por isso, tentamos dar-lhes liberdade para escolher e sobretudo liberdade para pensar.
Espero que assim consigam encontrar o seu melhor caminho e que nele, encontrem a felicidade dos dias com todos os socalcos que lhe são inerentes.
E por tudo isto, naturalmente que no dia da Mãe, fizemos um programa para eles. Praia, mergulhos, futebol e brincadeiras na areia. Acho que no olhar deles não deve haver muito melhor que isto.
Ir com o coração. Fechar os olhos e, mesmo exausta, saber que se está a dar o melhor que se sabe e pode em cada momento.
ReplyDeleteObrigada Ana Rita, acho que é mesmo isso. Espero que eles venham a ver isso. <3
DeleteHá lá coisa melhor que programas para eles? Ver a felicidade deles.
ReplyDeleteTambém acho que não fica muito melhor que isto ;)
DeleteTenho a certeza que estão no bom caminho, basta olhar para os sorrisos deles. Adoro a última foto, com o Manuel a ajudar a irmã.
ReplyDeleteÉ uma espécie de "fecha os olhos, dá o teu melhor e tem esperança que resulte".
ReplyDeleteCom os pózinhos do amor a ajudar, há-de resultar. :D